Weby shortcut
logo FH
Youtubeplay

Especialização em História Cultural

 

Especialização em História Cultural:

Imaginário, Identidades e Narrativas - 2012

 

AULA INAUGURAL

 rosangela 1

No último sábado, 31, os alunos da especialização em História Cultural, receberam a coordenadora nacional do GT de História Cultural, da ANPUH, Profa. Dra. Rosangela Patriota Ramos para proferir a aula inaugural. A abertura do evento foi realizada pela coordenadora do curso, Profa. Dra. Heloisa Capel e pelo diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Nivaldo dos Santos. Os alunos também contribuíram para o evento com a apresentação musical de Paulino Marcos Santana. A coordenadora nacional do GT de História Cultural, profa. Rosangela Patriota Ramos, fez um mapeamento das principais questões que envolvem a história cultural e seus desafios epistemológicos. Após o lanche, houve debate com discussões sobre as amplas possibilidades de pesquisa no campo da história cultural. A página do GT Nacional de História Cultural pode ser visualizada aqui: GT Nacional de História Cultural (  http://gthistoriacultural.com.br/ ). Não deixem de visitar, também, a página do VI Simpósio Nacional de História Cultural que ocorrerá em junho próximo: ( http://gthistoriacultural.com.br/VIsimposio/).

paulino

 

rosangela heloisa e nivaldoalunos 2012 

 rosangela e alunos       heloisa rosangela e alunos

lanche

    



  

 

       Yellow, Red, Blue - 1925 Wassily Kandinsky

 

* Para solicitação da guia de pagamento da inscrição o candidato deve encaminhar o número do CPF e NOME COMPLETO para o email historiacultural2011@gmail.com

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA CULTURAL


I Princípios Epistemológicos, Grandes Correntes
1. História Cultural
2. Imaginário
3. Identidades e NarrativaS


II Campos Temáticos
4. Micro-história
5. Iconografia e Imaginário
6. História, Literatura e Narrativa
7. Gêneros e Representações
8. Cultura, Poder e Imaginário
9. Interculturalidades
10. Cultura, Memória e Patrimônio


III- Didática e Pesquisa em História Cultural
11. Didática da História e Educação Histórica
12. Fundamentos do Ensino Superior
13. Metodologia da Pesquisa em História
IV – Seminário de Pesquisa em História Cultural
14. Seminário de História Cultural


Total 420h


História Cultural - TURMA 2011 - Artigo Final e Apresentação no Seminário

O artigo final do curso de Especialização em História Cultural - Turma 2011, deve ser entregue aos orientadores até o dia 15/01/2012. As normas para elaboração do artigo são as mesmas da História Revista/UFG - CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS NORMAS.

As apresentações do Artigo Final no I Seminário de Especialização em História Cultural serão realizadas em 30 minutos. De 15 a 20 minutos destinados à exposição do(a) aluno(a) e 10 a 15 minutos serão reservados para arguição do professor leitor e participantes do evento. A nota final do artigo será composta pela avaliação do texto escrito (7,0 pontos) somada à apresentação no Seminário (3,0 pontos).

 

História Cultural - TURMA 2011 - Disciplina Gêneros e Representações

A orientação para os trabalhos finais da disciplina Gêneros e Representações deve ser acessada no link www.generoespecializacao.blogspot.com


 



 

  • REGULAMENTO ESPECÍFICOdo Curso de Especialização em História Cultural: Imaginário, Identidades e Narrativas..