Livros - Armenia Maria de Souza

Livros - Armênia Maria de Souza

anateresa_armenia_elio_lib2.jpg

ESCRITAS DA HISTÓRIA - Intelectuais e Poder

Ana Teresa Gonçalves, Armênia Maria de Souza, Élio Cantalício Serpa, Libertad Borges Bittencourt

Coletânea resultante de conferências apresentadas no I Simpósio Internacional de História da Universidade Federal de Goiás, em setembro de 2003.

Na discussão sobre as várias escritas da História, no eixo Intelectuais e Poder estão expostas as questões da construção e da ação dos intelectuais do mundo em que eles produziram reflexões a respeito de seus objetos, visibilizadas nas suas escritas.

anateresa_armenia_elio_libe.jpg

ESCRITAS DA HISTÓRIA - Memória e Linguagem

Coletânea resultante de conferências do I Simpósio Internacional de História realizado pela Universidade Federal de Goiás.

No eixo Memória e Linguagem, dialoga-se com as experiências da memória e do esquecimento e com a produção e utilização de diferentes estratégias de linguagem. Essas experiências constituem suporte de produção de verdade, de sujeitos, de vontades políticas, de sentimentos, de conformação de identidades e ações políticas.

Artigos - Armênia Maria de Souza

A realeza cristã ibérica no Espelho dos reis de frei Álvaro Pais (1270-1349).
Dimensões - Revista de História da UFES, v. 26, p. 189-215, 2011.

A concepção de pobreza franciscana segundo Álvaro Pais (1270-1349).
OPSIS (UFG), v. 10, p. 120-140, 2010.

Preceitos morais para uma vida moderada: o matrimônio como ordenação da sociedade na concepção pelagiana.
História Revista (UFG. Impresso), v. 12, p. 120-140, 2007.

O ambiente urbano e o ideal de cidade no Estado e pranto da Igreja de Álvaro Pais.
Cadernos de Pesquisa do CDHIS, v. 1, p. 43-51, 2006.

A Política de Casamento de Dom Afonso IV, Rei de Portugal, para com seus filhos D. Pedro e D. Maria (séc. XIV).
Temporis(ação) (UEG), Cidade de Goiás - GO, v. 1, n.n. 5/6, p. 25-42, 2001.

Os Membros Débeis da Sociedade (Mercadores, Prestamistas e Artífices), sob a Ótica de um Prelado Galego do séc. XIV.
História Revista (UFG), Goiânia - GO, v. 6, n.n.1 (1/2), p. 205-221, 2001.