Livros - Leandro Mendes Rocha 2

Em 23/12/11 00:05.

Livros - Leandro Mendes Rocha

CIDADANIA, INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO DE DOCENTES INDÍGENAS
Leandro Mendes Rocha, Maria do Socorro Pimentel, Mônica Veloso Borges. Ano: 2011. ISBN: 978-85-7103-622-2

O livro, organizado pelo professor Leandro Mendes Rocha e pelas professoras Maria do Socorro Pimentel da Silva e Mônica Veloso Borges, apresenta as experiências e reflexões dos dois primeiros anos de estudos e práticas pedagógicas realizados no Curso de Licenciatura Intercultural de Formação Superior de Professores/as Indígenas da Universidade Federal de Goiás. Este livro e mais os doze livros didáticos bilíngues, ou seja, nas línguas maternas e em português, e os sete livros paradidáticos, que já se encontram na editora da UFG, formam uma base de conhecimento fundamental para a construção de propostas de educação bilíngue intercultural para os indígenas da região Araguaia-Tocantins.

LINGUAGEM ESPECIALIZADA - Mitologia Karajá
Leandro Mendes Rocha, Maria do Socorro Pimentel da Silva (organizadores). Ano: 2006. ISBN: 8571033579

O Projeto de Educação e Cultura Karajá, em seus onze anos de existência, tem contribuído para a documentação da língua Karajá, por meio de uma política de vitalização de seus espaços de usos orais e também da política de modernização dessa língua. A organizadora coordena o projeto e trabalha no sentido de preservar uma cultura, pois que essa língua indígena deixa de ser apenas objeto / conteúdo de ensino para se tornar instrumento de leitura e compreensão de um universo cultural, contribuindo, ainda, para a manutenção da diversidade lingüística, com o bilingüismo. Essa política de registro das línguas reforça a afirmação de que os cidadãos falantes dessas línguas têm direito de mantê-las. Se permitirmos o desaparecimento de uma língua de origem, perderemos ao mesmo tempo o conhecimento tradicional de ordem ecológica, espiritual, familiar e de origem de inestimável valor, que pode ser fundamental para a socialização, a construção do indivíduo e a sobrevivência do povo. Por isso, os programas para o fortalecimento das línguas indígenas são de relevante importância.

INDIGENISMO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA
Leandro Mendes Rocha, Libertad Borges Bittencourt. Ano: 2007. ISBN: 8572742719

Esta obra compõe-se de dois ensaios que tratam de movimento indigenista, movimento indígena e cidadania na América Latina, com ênfase no Brasil e no México. No primeiro texto a autora procura mostrar a emergência dos movimentos indígenas na América Latina, fazendo uma distinção entre indigenismo e movimento indígena. No segundo texto, o autor parte da noção de cidadania para discutir o status social e jurídico dos indígenas no Brasil. Para tanto, retoma debates políticos e intelectuais, sobretudo após a independência do país, chegando até o período de elaboração da Constituição Federal de 1988.

PROCESSOS DE TERRITORIALIZAÇÃO: ENTRE A HISTÓRIA E A ANTROPOLOGIA
Leandro Mendes Rocha, Marlon Salomon, Joana Fernandes Silva (Orgs.).  Ano: 2005. ISBN: 857103270X

A publicação tem o objetivo de procurar entender os territórios como frutos nunca definitivos das sociedades humanas, como frutos de intervenções e de jogos de relações de grupos e entre grupos humanos e também como as relações entre sociedades e meio ambiente forma diferentes possibilidades de territorialização. Considera então, as realidades ecológicas com as quais elas se relacionam. O livro, que abre um amplo campo de reflexões sobre algo importante no mundo contemporâneo: os processos de territorialização, é resultante das atividades desenvolvidas no quadro do programa PRODOC/CAPES/Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás, do qual recebeu diretamente apoio financeiro, em parceria com o projeto ERENA/CNPq. Os organizadores deste livro são pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás.

ATLAS HISTÓRICO - Goiás Pré-Colonial e Colonial
Leandro Mendes Rocha, Cristina de Cássia Pereira Moraes. Ano: 2001. ISBN: 8588729024

Atende ao propósito de facilitar a visualização das diversas transformações por que passou Goiás ao longo de sua história. Grandes transformações políticas, econômicas e sociais da história de Goiás.

Para visualizar os arquivos no formato PDF é necessário ter instalado o programa Acrobat Reader. Clique aqui para baixar.