Livros - Libertad Borges Bittencourt

leandro-livro.jpg INDIGENISMO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA

Leandro Mendes Rocha, Libertad Borges Bittencourt. Ano: 2007. ISBN: 8572742719

Esta obra compõe-se de dois ensaios que tratam de movimento indigenista, movimento indígena e cidadania na América Latina, com ênfase no Brasil e no México. No primeiro texto a autora procura mostrar a emergência dos movimentos indígenas na América Latina, fazendo uma distinção entre indigenismo e movimento indígena. No segundo texto, o autor parte da noção de cidadania para discutir o status social e jurídico dos indígenas no Brasil. Para tanto, retoma debates políticos e intelectuais, sobretudo após a independência do país, chegando até o período de elaboração da Constituição Federal de 1988.

anateresa_armenia_elio_lib2.jpg

ESCRITAS DA HISTÓRIA  - Intelectuais e Poder
Ana Teresa Gonçalves, Armênia Maria de Souza, Élio Cantalício Serpa, Libertad Borges Bittencourt. Ano: 2004

Resumo: Coletânea resultante de conferências apresentadas no I Simpósio Internacional de História da Universidade Federal de Goiás, em setembro de 2003.

Na discussão sobre as várias escritas da História, no eixo Intelectuais e Poder estão expostas as questões da construção e da ação dos intelectuais do mundo em que eles produziram reflexões a respeito de seus objetos, visibilizadas nas suas escritas.

anateresa_armenia_elio_libe.jpg

ESCRITAS DA HISTÓRIA - Memória e Linguagem

Resumo: Coletânea resultante de conferências do I Simpósio Internacional de História realizado pela Universidade Federal de Goiás.

No eixo Memória e Linguagem, dialoga-se com as experiências da memória e do esquecimento e com a produção e utilização de diferentes estratégias de linguagem. Essas experiências constituem suporte de produção de verdade, de sujeitos, de vontades políticas, de sentimentos, de conformação de identidades e ações políticas.

livro_libertad4.jpg

A FORMAÇÃO DE UM CAMPO POLÍTICO NA AMÉRICA LATINA
Libertad Borges Bittencourt. Ano: 2007. ISBN: 978-85-7274-278-8

Transitando entre a história e a antropologia, esta obra aborda um assunto ainda pouco estudado pela historiografia brasileira: as organizações indígenas. A autora trata de uma questão sempre presente no contexto latino-americano: a de pensar o lugar do índio no conjunto da nação. Busca entender a visão dos indígenas com base em suas próprias organizações, analisar suas estruturas e refletir sobre a sistemática vigente em outros países da América Latina. As análises são elaboradas em diferentes instâncias, como o Estado e as instituições de apoio ao índio.