EDITAL CAI 025/2011 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Em 26/12/11 09:48. Atualizada em 19/01/12 22:08.

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) faz saber que estarão abertas as inscrições para pré-seleção de estudantes de graduação, vinculados a esta Universidade, para realização de intercâmbio acadêmico no exterior (EUA, Alemanha, França, Itália e Reino Unido)...

  

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

 

EDITAL CAI 025/2011

 

 

PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Nível GRADUAÇÃO

Relativa às Chamadas Públicas 102/2011 a 106/2011

(http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1)

 

 

 

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) faz saber que estarão abertas as inscrições para pré-seleção de estudantes de graduação, vinculados a esta Universidade, para realização de intercâmbio acadêmico no exterior (EUA, Alemanha, França, Itália e Reino Unido), em conformidade com a Resolução CEPEC/UFG nº 828/2007, com as Chamadas Públicas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) 102/2011, 103/2011, 104/2011, 105/2011 e 106/2011 (disponíveis em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1), e com os critérios estabelecidos neste edital.

 

 

1) Áreas e Temas: São prioritárias as seguintes áreas e temas:  

a) Engenharias e demais áreas tecnológicas;

b) Ciências Exatas e da Terra;

c) Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;

d) Computação e Tecnologias da Informação;

e) Tecnologia Aeroespacial;

f) Fármacos;

g) Produção Agrícola Sustentável;

h) Petróleo, Gás e Carvão Mineral;

i) Energias Renováveis;

j) Tecnologia Mineral;

k) Biotecnologia;

l) Nanotecnologia e Novos Materiais;

m) Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;

n) Biodiversidade e Bioprospecção;

o) Ciências do Mar;

p) Indústria criativa (arquitetura, design, software, jogos de computadores, publicação eletrônica, publicidade, artes, filme, vídeo, fotografia, música e artes performáticas, televisão, rádio, editoração);

q) Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;

r) Formação de Tecnólogos.

 

2) Objetivo: mobilidade acadêmica para realização de disciplinas e estágio

 

3) Requisitos:

I. Estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas indicados no item 1 acima.

II. Ter nacionalidade brasileira.

III. Ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos. No caso dos EUA, os estudantes da área de saúde só poderão se candidatar se o início do ciclo clínico do curso no Brasil não estiver previsto para o segundo semestre de 2012, devido a diferenças nos sistemas de formação dos dois países. 

IV. Apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira, de acordo com a opção de país de destino, a saber:

 

País/chamada

Certificado de proficiência

EUA/

chamada102/2011

TOEFL (Test of English as Foreign Language) nas modalidades iBT (Internet Based Test), com no mínimo 79 pontos, ou PBT (Paper Based Test), com no mínimo 550 pontos, realizados após 01 de agosto de 2010.

Alemanha/

Chamada 103/2011

OnDaf com classificação de no mínimo A2.

França/

Chamada 104/2011

Emitido pela Aliança Francesa (mínimo de 70 pontos), próprio para submissão de candidatura à bolsa pela CAPES, com validade de 1 (um) ano, ou diploma DALF ou DELF (mínimo = B2).

Itália/

Chamada 105/2011

Teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura, com aproveitamento igual ou superior a 50%, com validade de 5 (cinco) anos.

Reino Unido/

Chamada 106/2011

IELTS (International English Language Testing System) com classificação de no mínimo 6.0 pontos.

 

Observação:

Os candidatos que atenderem a todos os requisitos, mas que não obtiverem o nível mínimo de proficiência poderão ser beneficiados, a critério do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), de acordo com a opção de país de destino, com curso intensivo de:

a)      língua inglesa nos EUA, de até 8 (oito) semanas de duração, incluindo estadia, taxas e material didático, imediatamente antes do início das atividades acadêmicas;

b)      língua alemã na Alemanha, de até 6 (seis) meses de duração, incluindo estadia, taxas e material didático;

c)      língua francesa na França, de até 6 (seis) meses de duração, incluindo estadia, taxas e material didático;

d)     língua italiana na Itália, de até 6 (seis) meses de duração, incluindo estadia, taxas e material didático;

e)      língua inglesa no Reino Unido, de até 6 (seis) meses de duração, incluindo estadia, taxas e material didático.

 

V. Apresentar Média Global igual ou maior a 6,0 (seis).

 

4) Documentos necessários para candidatura:

 

a)      Inscrição no sítio do Programa Ciência sem Fronteiras, por meio do Formulário On-line disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1. Enviar a documentação exigida pelo Programa (ver observações na nota de rodapé[1]).

b)      Formulário de inscrição da CAI (Anexo I).

c)      Extrato Acadêmico atualizado que mencione a nota global e a porcentagem de integralização curricular cumprida pelo candidato.

d)     Certificado de proficiência linguística, de acordo com o item 3-IV acima e a nota de rodapé abaixo.

e)      Memorando da Coordenação do Curso aprovando a candidatura e declarando frequência. (Poderá ser entregue até 6 de fevereiro de 2012).

f)       Carta de recomendação de um professor efetivo da UFG, declarando bom desempenho acadêmico do aluno e boa conduta. (Poderá ser entregue até 6 de fevereiro de 2012).

g)      Termo de Compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro do número de meses em relação àquele com o qual foi contemplado para realização da graduação-sanduíche (Essa exigência poderá ser relativizada nos casos em que o aluno, durante este período de permanência obrigatória, após a sua volta, tenha eventualmente entrado em programas de pós-graduação e, nessa condição, tenha sido contemplado com uma bolsa no exterior).

h)      Termo de compromisso, afirmando que, no retorno à UFG, apresentará ementas relativas às disciplinas cursadas (devidamente carimbadas e assinadas pela instituição de destino) e relatório das atividades desenvolvidas, no prazo de até 30 dias após o retorno.

i)        Cópia de passaporte válido ou do documento de identidade.

j)        Caso o candidato seja pré-selecionado pela UFG e selecionado pelo Programa Ciência sem Fronteira (CsF), deverá se inscrever, obrigatoriamente, no período de 12 a 16 de março de 2012, de acordo com sua opção de país de destino, no sítio da seguinte instituição:

 

instituição

país

IIE (Institute of International Education)

EUA

DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)

Alemanha

Campus France

França

Universidade de Bolonha

Itália

UUK (Organização Britânica Universities UK)

Reino Unido

 

OBS:

1) O não cumprimento dessa exigência acarretará o cancelamento da candidatura.

2) As agências e instituições estrangeiras poderão solicitar documentação complementar, sobretudo o histórico acadêmico traduzido.

 

5) Duração da mobilidade: 12 meses

 

 

6) Benefícios: Conforme o estabelecido nas Chamadas Públicas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) 102/2011, 103/2011, 104/2011, 105/2011 e 106/2011, respectivamente, disponíveis em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1.  

 

Obs: Eventuais despesas com obtenção de visto, traduções de documentos, inscrições para teste de proficiência em língua estrangeira, retirada de passaporte ou outras serão de responsabilidade do próprio candidato.

 

7) Critérios para a pré-seleção: Os candidatos que preencherem os requisitos e apresentarem a documentação exigida neste edital serão pré-selecionados e terão sua candidatura homologada pela UFG junto ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Obs: Caberá ao CsF a seleção final, assim como a escolha da universidade de destino do candidato, de acordo com a previsão das Chamadas Públicas.

 

8) Cronograma

 

Período

Atividade prevista

Até 15 de janeiro de 2012

Inscrição dos estudantes no sítio do Programa Ciência sem Fronteiras mediante o preenchimento do “Formulário de Inscrições do Programa Ciência sem Fronteiras”.

De 3 a 16 de janeiro de 2012.

Inscrições para pré-seleção na UFG, de acordo com os seguintes locais e horários:

a)      Campus Goiânia: das 09h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30 com Clarissa, na Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) – Prédio da Reitoria, telefone: 62 3521 1165, milaniclarissa.cai@gmail.com ; cai@cai.ufg.br.

 

b)      Campus Jataí: das 09h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, na Sala da Assessoria de Graduação da Unidade Jatobá, tel. 64 3606 8254, graduacaocampusjatai@gmail.com.

 

c)      Campus Catalão: das 14h00 às 16h30, na Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, tel. 64 3441 5302, cppg.cac@gmail.com.

 

 

Até 6 de fevereiro de 2012.

Entrega do Memorando da Coordenação do Curso e da Carta de Recomendação, nos locais e horários acima indicados.

Dia 14 de fevereiro de 2012.

Resultado preliminar da pré-seleção.

Dia 15 de fevereiro de 2012.

Data para interposição de recurso.

Dia 16 de fevereiro de 2012.

Resultado final da pré-seleção.

Até 17 de fevereiro de 2012.

Última data para realização do teste de proficiência. Testes realizados após essa data não serão considerados e acarretarão, automaticamente, o cancelamento da candidatura.

De 12 a 16 de março de 2012.

Prazo para preenchimento do Formulário de candidatura junto às agências ou universidades estrangeiras, para os candidatos selecionados pelo CsF.

16 de março de 2012

Prazo final para envio, exclusivamente via eletrônica, do resultado do teste de proficiência do idioma.

De 6 a 13 de abril de 2012.

Envio do Termo de Compromisso dos candidatos que foram recomendados pelo CsF.

Junho e julho de 2012.

Período previsto para o início do aperfeiçoamento do idioma no exterior, para os candidatos selecionados pelo CsF.

Agosto e setembro de 2012.

Início das atividades no exterior, para os candidatos selecionados pelo CsF.

 

 

 

 

 

 

9) Das disposições finais:

 

a) Qualquer alteração nas chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) referentes a este edital e qualquer esclarecimento a respeito serão informados por meio de edital complementar.

b) O processo de pré-seleção será realizado pela CAI.

c) Casos omissos serão deliberados pela CAI.

 

 

Goiânia, 22 de dezembro de 2011.

 

Ofir Bergemann de Aguiar

Coordenadora de Assuntos Internacionais

Universidade Federal de Goiás

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo I

 

 

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

Ficha de Candidatura para Alunos de Intercâmbio

 

 

 

 

 

 

 

1 – Dados Pessoais

NOME:

 

 

e-mail (legível):

 

SEXO:               M(  )     F(  )

ENDEREÇO: (Incluir endereço completo, código postal, cidade e país)

 

 

 

 

TELEFONE: (Incluir código de país e local) 

 

 

 

 

CELULAR: (Incluir código de país e local) 

NACIONALIDADE:

 

DATA NASCIMENTO:

 

 

     

2 – Instituição de Origem

Faculdade / Escola / Departamento e Campus:

 

 

 

Curso / Matrícula:

 

 

 

Nome do Coordenador na Instituição de origem:

 

 

 

Endereço do Coordenador da Instituição de origem :
(telefone,e-mail, celular) 

 

 

 

 

 

 



[1] Documentação exigida:

  1. Histórico Escolar de Graduação (no caso da Alemanha, o histórico deverá conter o coeficiente acadêmico (média relativa).
  2. Certificado de proficiência em língua estrangeira, de acordo com a opção do país de destino:

 

país

certificado

EUA

Comprovante do teste de proficiência TOEFL (official score report) de acordo com o estabelecido no item 3-IV acima; ou, na sua ausência, comprovante de agendamento de teste TOEFL que deverá ser realizado, obrigatoriamente, até o dia 17 de fevereiro de 2012. No momento do agendamento do teste TOEFL, preencher o campo institution code com o código 2326 para o envio direto do resultado para o Institute of International Education – IIE, agilizando o processamento da informação. Resultados de testes realizados posteriormente a esta data não serão considerados e a candidatura será automaticamente cancelada.

Alemanha

Conforme item 3-IV acima.

França

Conforme item 3-IV acima.

Itália

Conforme item 3-IV acima.

Reino Unido

Conforme item 3-IV acima.

 

OBS: A documentação deverá ser enviada de forma on-line, no campo específico dentro do Formulário de Inscrição, em formato PDF, cada um com tamanho inferior a 5 Mb.

 

 

Fonte: CAI

Categorias: Notícia