topo.jpg

SAPIENTIA: Laboratório de Estudos em “Idade Média e Moderna”

Atualizado em 13/04/17 12:40.

Sapientia

SAPIENTIA: Laboratório de Estudos em “Idade Média e Moderna” - Faculdade de História/UFG/CNPq.

O Laboratório iniciou suas atividades em fevereiro de 2011, com o nome de “Sapientia: Grupo de Estudos medievais e ibéricos”, mas diante do crescimento do grupo – que a priori surgiu para atender as demandas de discussões em torno das investigações dos alunos da Graduação e da Pós-Graduação da UFG, na área dos estudos medievais –, optamos por ampliar o campo de investigação incluindo o período que se convencionou chamar de Idade Moderna. Outra medida foi a de transformá-lo em Laboratório, o qual está cadastrado junto ao CNPq e à PROEC-UFG (Pró-Reitoria de Extensão Comunitária). Enquanto projeto de investigação ligado à Faculdade de História, ao Programa de Pós-Graduação em História-UFG e ao CNPq o Sapentia almeja o diálogo entre pesquisadores que desenvolvam estudos sobre as sociedades Medieval e Moderna; Constituir-se num locus para debates acerca de fontes e historiografia relativos a diversas temáticas; Como projeto de extensão procura atender a necessidade da aproximação da Universidade com as Escolas, objetivando dar sentido prático à teoria apreendida no meio acadêmico. Trata-se de uma condição facilitadora do próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio de uma educação ampla, se reconhecem as múltiplas dimensões do ser humano e as particularidades do desenvolvimento dos agentes que estão diretamente envolvidos nesse processo: professores, jovens e adolescentes.  É coordenado pela Profa. Dra. Armênia Maria de Souza e composto por docentes e discentes de várias instituições e dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás-UFG, PPGE- UEM (Universidade Estadual de Maringá), Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC-Go, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Secretaria Estadual de Educação - SEE e Centro de História, Sociedade e Cultura/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – CHSC- FLUC/UC.