GRUPO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E IMAGEM (GEHIM)

                                                                                                                                   voltargehim

GEHIM – GRUPO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E IMAGEM é um grupo que congrega pesquisadores/as das imagens em perspectiva histórica e artística. Foi criado em março de 2011 como diretório de pesquisa do CNPq.

O GEHIM é coordenado pelas docentes Heloisa Selma Fernandes Capel (Líder) e Maria Elizia Borges (Vice-líder) e conta com a participação de pesquisadores de Pós-Graduação dos Cursos de História e Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, além de egressos e pesquisadores de diversas outras universidades. Reúne pesquisas que lidam com a temática das imagens em diversas interfaces. Aberto à discussão das potencialidades cognitivas da imagem, questões metodológicas e de uso didático, o grupo se propõe investigar a relação entre história, imagem e história da arte sob a abordagem da história e das artes visuais.  

Dra. Heloisa Selma Fernandes Capel (lattes) é professora da Universidade Federal de Goiás, atua nos programas de pós-graduação em história (PPGH/UFG) e em ensino de história (PROFHISTÓRIA). É bolsista produtividade 2/ CNPq. 

Dra. Maria Elizia Borges (lattes/site) é professora da Universidade Federal de Goiás, atua no programa de pós-graduação em história (PPGH/UFG). É bolsista produtividade 1C/ CNPq.

Em sua fundação, o GEHIM contou com diversos/as pesquisadores/as que contribuíram com debates e difusão das pesquisas sobre história e imagens. Alguns deles vem atuando, sistematicamente em suas atividades. São eles/as: Anna Paula Teixeira Daher, Jacqueline Siqueira Vigário, Ana Rita Vidica Fernandes, Glayce Rocha Santos Coimbra e Tiago Varges, dentre outros. Destaque-se a parceria constante com os professores Ademir Luíz da Silva e Eliézer Cardoso de Oliveira. A lista com todos/as os/as pesquisadores/as vinculados/as ao GEHIM pode ser acessada pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Desde 2011, o GEHIM tem mantido a periodicidade em colóquios anuais. Em 2011 iniciou um debate das pesquisas realizadas pelo grupo fundador e seus integrantes com a comunidade acadêmica. O I Colóquio de História e Imagem – Experiências de Pesquisa, realizado nas dependências da UFG, integrou pesquisadores de diversos níveis acadêmicos proporcionando intensas trocas e debates. Contou com a participação da Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos (UFMG).

Em 2012, processou-se o registro do GEHIM como Grupo de Pesquisa no CNPq. Realizou-se, ainda, o II Colóquio de História e Imagem com o tema Experiências de Pesquisa e Formação. Na ocasião contou com a presença da Profa. Maraliz Vieira Christo, da UFJF que proferiu conferência sobre metodologias de análise da imagem.

Em 2013, o GEHIM realizou seu III Colóquio de História e Imagem com o tema Conversas com Didi-Huberman. O evento congregou alunos e professores-pesquisadores de pós-graduação de universidades que lidam com o tema das imagens em diversos níveis oportunizando trocas e discussões de trabalhos de pesquisa. Envolveu-se, anda, em dois simpósios temáticos que lidaram com as questões da imagem: um deles vinculado à XII Semana de História da UFG (História e Visualidades: reflexões sobre o uso das imagens no tempo) e outro ao VI Simpósio Internacional de História Cultura e Identidades/Anpuh/GO (História e Imagens: Memória, Representação e Identidades). Os dois simpósios temáticos foram propostos por integrantes do GEHIM de forma individual ou em parceria (Profa. Heloisa Selma Fernandes Capel/UFG, Profa. Maria Elizia Borges/UFG, Profa. Jacqueline Siqueira Vigário/UFG e Prof. Eduardo França Paiva/UFMG) e propuseram questões vinculadas aos estudos de história e imagem. Em 2013, o GEHIM ainda realizou, em parceria com o GEPEG (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero), o evento “I Colóquio de Gênero e Imagem: Olhares e Subjetividades”, com ampla programação que envolveu a discussão de pesquisas relacionadas aos temas da imagem associadas às questões de gênero.

Em 2014, o GEHIM realizou o IV Colóquio de História e Imagem: Jornadas com Didi-Huberman em parceria com o Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC/UFU) e com a Rede de Pesquisa em Processos e Sistemas Interartísticos (Grupo Interartes/UFG). Com o apoio da FAPEG (Fundação e Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), o encontro envolveu o diálogo entre pesquisadores nacionais e locais.

Em 2015, os integrantes do GEHIM organizaram seu Colóquio anual com a presença de pesquisadores nacionais e locais, além de alunos e professores de diversos programas de pós-graduação. O evento recebeu o apoio do PPGH, da Pró- Reitoria de Extensão da UFG e da UEG que cederam espaços e promoveram o custeio de passagens e publicação dos Anais. O V Colóquio de História e Imagens (Ensaios sobre Crítica de Arte) foi realizado no Centro Cultural UFG no dia 27 de junho de 2015. Houve, ainda, por meio da liderança do GEHIM, a coordenação de Simpósio Temático “O Lugar da História e dos Historiadores no Campo Interdisciplinar: convergências/dissonâncias entre História, Ficção e o Lugar da Obra de Arte como Documento de Pesquisa Histórica” durante o Simpósio Nacional de História (ANPUH) ocorrido em Florianópolis/SC entre os dias 27 a 31 de julho de 2015. No ano de 2015, integrantes do GEHIM organizaram mais dois Simpósios Temáticos: O simpósio Imagens na História e História das Imagens: Cultura e Identidade a Partir de Fontes Visuais e Audiovisuais, ocorrido durante o IV Simpósio Nacional e Internacional de História da UEG entre os dias 15 a 18 de setembro de 2015 na cidade de Morrinhos/GO. E, ainda, durante os dias 20 a 22 de outubro, o GEHIM promoveu, por meio de seus integrantes, o Simpósio temático Literatura e Imagens: Diálogos na Produção, Circulação e Recepção das Narrativas Culturais, simpósio que integrou a XIV Semana de História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás coordenado por Anna Paula Teixeira Daher e Fernanda Silva Borges. Os Simpósios Temáticos de 2015 envolveram pesquisadores do GEHIM de diversas universidades nacionais e promoveram o diálogo e a troca de experiências acadêmicas e de pesquisa entre seus integrantes e a comunidade científica. Ainda em 2015, o GEHIM, por meio de Maria Elizia Borges, organizou na UFG, com financiamento do PPGH, da FAPEG e da CAPES, o VIII Colóquio História e Arte. Trata-se de um evento itinerante cujas duas últimas edições foram realizadas na UFF e na UFSC, e cuja concepção original é da professora Maria Bernardete Ramos Flores (UFSC). O tema do Colóquio foi: “O que fazem os historiadores quando estudam a arte” e contou com a presença de convidados brasileiros e estrangeiros.

Em 2016, com caráter acadêmico e formativo o GEHIM organizou seu VI Colóquio de História e Imagens com o tema Identidade(s) Nacional(is) nas Artes da República. Realizado em 09 de abril de 2016, contou com a participação de diversos pesquisadores da UFG, UEG e ainda, do professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, prof. Dr. Arthur Valle, editor da Revista 19&20 e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte. Como resultado, publicou seus Anais com a participação de alunos de iniciação científica, professores pesquisadores e alunos da pós-graduação de diversos programas. Em 2016, o GEHIM ainda publicou o livro História e Imagens – Jornadas com Didi-Huberman, organizado pelos professores Heloisa Selma Fernandes Capel; Márcio Pizarro Noronha e Rosangela Patriota. O livro foi publicado em ebook pelas Edições Verona (SP). Em 2016, por meio de sua coordenação e diversos integrantes, o GEHIM passou a atuar em atividades de Editoria e publicações da Revista Nós: cultura, estética e linguagens.

Em 2017, além de reuniões periódicas para discussão de temas de pesquisa de seus integrantes, o GEHIM promoveu seu VII Colóquio de História e Imagem com dois eventos, um realizado no primeiro semestre e outro no segundo. No primeiro semestre, o VII Colóquio de História e Imagem reuniu pesquisadores em torno do tema Modernidades. Integrou, dessa maneira, as comemorações do Centenário de Nascimento do artista Nazareno Confaloni (1917-2017), ícone da modernidade artística em Goiás. Neste evento, houve a integração dos pesquisadores que tratam de imagem e música e participam do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e de diversos outros participantes de outras universidades. O evento gerou duas publicações: um dossiê com o tema Modernidades e um livro, Modernismos. No segundo semestre, com a presença do Presidente do Comité Brasileiro de História da Arte (Prof. Dr. Roberto Conduru/UERJ) e diversos pesquisadores de outras universidades (UFRRJ, IFG, UEG) o VII Colóquio de História e Imagem se estruturou em torno do tema Visualidades Não-Europeias. O evento foi realizado nas dependências do Conselho Estadual de Cultura e contou com o apoio da UFG, UEG e IFG. No ano de 2017, integrantes do grupo de pesquisa preparam um site com as informações oficiais dos eventos e material produzido em Anais desde o ano de 2015.

Em 2018, o GEHIM realizou em 25 de maio o seu VIII Colóquio de História e Imagem com o tema: Arte e Política. O evento foi realizado na cidade de Anápolis-GO em parceria com o TECCER – Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais (UEG).

Em 2019, o GEHIM realizou em 18 de maio o seu IX Colóquio de História e Imagem, junto ao Programa de Artes da UNB com o tema Artes no Centro-Oeste. O evento foi realizado na Faculdade de Artes Visuais em Brasília e contou com a participação de pesquisadores da imagem das duas Universidades (UFG e UNB) e com a publicação de seus Anais de evento no mês de agosto.

Em 2020, o GEHIM realizou entre 03 e 04 de julho de 2020, o X Colóquio de História e Imagem com o tema Imagens Auto(Biográficas). O evento foi realizado em parceria com o NuPAA (Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas) da Faculdade de Artes Visuais da UFG e envolveu pesquisadores internacionais, nacionais e regionais. Houve a participação do pesquisador Elias Binja, de Angola, além de diversos pesquisadores de programas de pós-graduação das seguintes universidades: UPM (Universidade Presbiteriana Mackenzie), UFSE (Universidade Federal de Sergipe), PUCRS (PUC do Rio Grande do Sul), UEG (Universidade Estadual de Goiás), UNB (Universidade de Brasília). Envolveu, ainda, doutorandos, mestrandos de diversos programas de pós-graduação. Como resultado, foram publicados os Anais do evento com a publicação de mais de vinte artigos em 293 páginas e a publicação de um dossiê sobre o tema na Revista Nós- Cultura, Estética e Linguagens.
XVIII Semana de História (2020) - História e Resistência: a formação das historiadoras e dos historiadores. Simpósio Temático n. 5: Linguagens artísticas e patrimoniais: usos e diálogos na formação profissional e na construção de espaços de resistência. Anna Paula Teixeira Daher e Jaqueline Siqueira Vigário

Em 2021, em comemoração aos seus dez anos de existência, o Grupo de pesquisa realizou seu XI Colóquio de História e Imagens com o tema Imagens Utópicas nos dias 26 e 27 do mês de maio. Houve participação de pesquisadores da Universidade Autônoma de Madrid, da Rede Transatlântica de Estudo das Utopias e da Rede U-Topos, da UNICAMP, editores da Revista Morus, além de pesquisadores da UNIFESP, UFMG e UPM.

 

PUBLICAÇÕES:

CAPEL, Heloisa S.F; NORONHA, M.; RAMOS, R. Patriota. Jornadas com Didi-Huberman. São Paulo: Edições Verona, 2016.

CAPEL, Heloisa S.F; VIGÁRIO, Jacqueline S. Dossiê Modernidades. Revista Nós, Cultura, Estética e Linguagens. Disponível em: http://www.revistanos.com/vol-02-n-02.php. Acesso em 09 de março de 2018.

CAPEL, Heloisa S.F.; SILVA, Ademir Luiz. Modernismos  (no prelo).

MONTEIRO, Paulo R; CAPEL, Heloisa S.F. História e Ficção – Diálogos entre textos e imagens (no prelo)

 

ANAIS: https://gehim.com.br/eventos-e-anais/ 

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T.; SANTOS, Fernando M.(orgs). Anais do XI Colóquio de História e Imagens - Imagens utópicas. ISSN 2447-6676. 2021.

CAPEL, Heloisa S.F; RODRIGUES, Manoela A.A; MORAES, Nayara Crístian; SANTOS, Fernando M.(orgs). Anais do X Colóquio de História e Imagens - Imagens auto/Biográficas na História e na Prática Artística. ISSN 2447-6676. 2020.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do IX Colóquio de História e Imagens - Arte no Centro-Oeste. ISSN 2447-6676. 2019.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VIII Colóquio de História e Imagens - Arte & Política. ISSN 2447-6676. 2018.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VII Colóquio de História e Imagens. Modernidades. ISSN 2447-6676. 2017.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VII Colóquio de História e Imagens. Visualidades Não Europeias. ISSN 2447-6676. 2017 (no prelo)

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VI Colóquio de História e Imagens. Identidade(s) Nacional (is) nas Artes da República. ISSN 2447-6676. 2016.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do V Colóquio de História e Imagens. Ensaios sobre Crítica de Arte. ISSN 2447-6676. 2015.